A cidade

BARCELOS é uma cidade portuguesa no distrito de Braga, região do Norte e sub-região do Cávado.

Cor, movimento, vida e cultura: o concelho de Barcelos é um exemplo de proactividade e uma combinação perfeita entre tradição, inovação e modernidade. Detentor de uma beleza única, a arte, a história, e, sobretudo, as pessoas fazem de Barcelos um espaço ímpar e único que se destaca por isso mesmo do contexto Minhoto onde se insere.

Detentor de referências de identidade nacional e regional, como é o caso do Galo de Barcelos, a feira Semanal, a Rosa Ramalho e o artesanato, nem por isso ficou preso a estas marcas e evolui tornando-se numa cidade jovem, dinâmica e viva, onde a inovação é uma realidade.

Foto: ©Rádio Barcelos

 

“A REVOLUÇÃO SILENCIOSA” NA MOBILIDADE EM BARCELOS

Depois de ter introduzido em 2018 na cidade o BarcelosBus, duas linhas de transporte público urbano com elevada frequência, ligando pontos de interface nas entradas da cidade, e cruzando-se em pleno centro, no campo da feira.

Em 2019 o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave lançou o UBike e a cidade preparou um projeto de execução para criar uma rede ciclável urbana segura, que leve as pessoas a utilizarem a bicicleta no dia a dia.

Este projeto, que entrará em execução nos primeiros meses de 2021, irá reorganizar as ruas da cidade, permitindo às crianças irem de bicicleta para a escola em segurança, e aos adultos irem para os seus trabalhos de bicicleta em segurança. Para além disso os pontos onde a bicicleta e o transporte público se encontram receberão uma série de inovações que levará a que estes dois modos de transporte passem a ser os modos de eleição para as deslocações pela população de Barcelos e por quem a visite.

Em 2021 será lançado um concurso para a operação da rede de transportes públicos urbanos, bem como para um sistema de bicicletas partilhadas com 500 veículos em toda a cidade.

Com todas estas alterações, Barcelos reduzirá o número de mortos na estrada, aumentando a segurança rodoviária na cidade. Ao mesmo tempo, estas mudanças no ambiente construído permitirão reduzir os GEE emitidos pelo setor dos transportes na cidade.

Em 2021 Barcelos passará a ser uma referência nacional e internacional da mobilidade sustentável. Será a cidade a visitar no Norte de Portugal em termos de soluções de mobilidade.

Saiba mais sobre Barcelos em: https://www.cm-barcelos.pt/visitar/

Datas Importantes:

Submissão de Apresentações - Call for Abstracts:
Até 11 de abril de 2021

Notificação de Aceitação de Propostas:
30 de Abril de 2021

Congresso:
3, 4 e 5 de Junho 2021